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Artigo publicado na Revista "PB News", de circulação interna, da empresa Prudential, em janeiro/2012.

Objetivo: Dicas e Orientações no uso de Moda para Corretoras de Seguro.








Artigo original:

O universo feminino é complexo, porém estimulante, e a moda, que é parte desse universo, pode ser usada como eficiente ferramenta de comunicação com o mundo.

Como você está se comunicando com o seu cliente?

A moda para as mulheres é uma química composta com a seguinte fórmula: roupas + acessórios + cabelo + maquiagem. Essa química deve combinar com a sua vida, idade, seu caráter, e sustentar o cargo e a personalidade da sua empresa.

“A moda muda, o estilo permanece”.
 Coco Chanel[1]



Não esqueça que toda pessoa é única, e que não existe estilo[2] certo ou errado. O único estilo errado é aquele que não combina com a pessoa, e para evitar isso é muito importante conhecer e assumir o seu tipo físico e aproveitando o que ele te dá de melhor.

M - Evite... Fuja desse perigo!
§  Roupas curtas;
§  Decotes e fendas;
§  Transparência;
§  Barriga de fora;
§  Calças com bainhas curtas ou muito longas. A altura da bainha deve ser proporcional ao calçado em uso;
§  Camisas sem manga podem deixar o visual deselegante. Nesse caso use um bolero ou casaqueto;
§  Roupas muito justas, principalmente as que ressaltam a lingerie;
§  Lingerie à mostra;
§  Roupas de linho que não sobrevivem a um dia inteiro de trabalho;
§  Saltos altíssimos;
§  Sandálias exigem um pé muito bem feito, e não são adequadas para qualquer roupa e ambiente;
§  Sapato + bolsa + cinto do mesmo material e cor, pode ser um muito “combinadinho”;
§  Unhas pintadas com cores extravagantes e desenhadas;
§  Cores pastéis em excesso infantilizam e dão ar de fragilidade.

Lembre-se: É importante não desviar a atenção do seu cliente do foco principal, o seu compromisso profissional.

J - Acredite e aposte!
§  Peças básicas e de qualidade dão mais elegância e durabilidade;
§  Sapatos fechados compõem melhor um visual mais formal;
§  Camisas soltas sobre a calça e saia disfarçam os pneuzinhos;
§  Bolsa, pasta e sapato de qualidade fazem toda diferença na composição final de um look[3];
§  Não abra mão de uma maquiagem leve que ilumina e alegra o visual;
§  Um bom corte de cabelo;
§  Unha bem feita;
§  Se a cor não combina com seu tom de pele opte por usá-la em peças da cintura para baixo;
§  Em um look monocromático, use acessórios coloridos;
§  Trabalhe no máximo de 4 a 5 cores nas composições, entre elas, 2 a 3 cores neutras e 2 ou 3 cores vivas. Assim todas trabalham juntas perfeitamente, ampliando o número de combinações.

Um guarda-roupa básico torna-se versátil e apoia a composição de diversos looks, sem grandes gastos. Para isso use e abuse de acessórios que ajudam a dar sempre novos toques e novos olhares sobre a mesma composição. Coordenando-os entre si você proporciona com o mínimo o máximo de variações, muito mais graça e elegância.

R - Dicas de um guarda-roupa básico para o trabalho:
ü  Terno em tons médios e escuros;
ü  Calça de alfaiataria lisa ou de risca de giz;
ü  Saia reta de alfaiataria lisa ou de risca de giz;
ü  Vestido tubo, com corte reto;
ü  Blazer preto;
ü  Cardigan, Casaqueto ou Jaqueta;
ü  Camisas diversas em tecidos e cores;
ü  Acessórios: Sapatos, Bolsas, Lenços, echarpes, cintos, brincos, colares, pulseiras, anéis, broches.



Ñ- Combinando roupas com seu tom de pele:
Pele branca
Pele branca com cabelos ruivos
Pele amarela
Pele morena
Pele morena bronzeada
Pele negra
Tonalidades escuras, como azul escuro, marinho, preto, marrom, petróleo, laranja,  vermelho. No caso de estampa dê preferência com fundos escuros
Tonalidades de vermelhos, preto, azul marinho, petróleo
Tonalidades escuras, como os azuis, pretos, avermelhados. No caso de estampa dê preferência com fundos escuros
Tonalidades claras como azuis, violetas, pastéis, rosados e laranjas
Tonalidades claras como brancos, azuis, pastéis e tons quentes como avermelhados e alaranjados
Tonalidades claras, como azuis, violetas, pastéis. No caso de estampa com amarelo e laranja
Evite os tons pastéis
Evite os tons alaranjados, marrons e pastéis
Evite os tons claros, principalmente para tons amarelados
Evite os tons de areia e beges
Evite os tons de areia
Evite os tons muito escuros como marrons, azuis e pretos


Divirta-se e boa viagem na moda e no seu estilo!



Andreia Morais, pós-graduada em Design de Acessórios de Moda pelo SENAI Cetiqt. Fashionista e apaixonada pela cultura brasileira e moda e dona de uma loja virtual: www.andreiamorais.com.br.



[1] Coco Chanel (1883-1971) – Criadora e estilista da marca francesa de alta-costura Chanel, uma das mais importantes na década de 20 e até hoje é referência na moda.
[2] Estilo é o que faz de você única, que transcende o modo de vestir, de ser, viver e agir.
[3] Look é o termo usado na moda, que significa visual, comportamento, aparência de uma pessoa devido a maneira de se vestir. É o visual por inteiro



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Mostra Design 2010 - DOMME - CasaShopping
Organização Senai Cetiqt

Período: 17 a 23 de novembro de 2010
Local: Loja DOMME no CasaShopping – Barra - RJ

Ficha técnica:
©  Colares com materiais alternativos de Carnaval - Design Andreia Morais para marca Zóia - Coleção de Inverno 2011





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Foto do Folder da Exposição Carnaval na Palma da Mão
dos Carnavalescos Léo Morais, Arlindo Arruda e Sérgio Eduardo

Período: Janeiro/2009
Local: UERJ

Ficha técnica:
©  Fotografia: Andreia Morais
©  Bonecos representando Escravos da Exposição Carnaval na Palma da Mão
©  Cenário: Janela de uma casa do Morro de São Carlos no Estácio – RJ




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Catálogo da Exposição Carnaval na Palma da Mão
dos Carnavalescos Léo Morais, Arlindo Arruda e Sérgio Eduardo

 

Janeiro/2009
Local: UERJ

Ficha técnica:
©  Fotografia: Andreia Morais
©  Fotos: Bonecos da Exposição Carnaval na Palma da Mão
©  Cenário: Morro de São Carlos no Estácio e Sambódromo – RJ

©  Concepção e Arte do Catálogo: Andreia Morais e Léo Morais
©  Textos: Cristina Pape, Andreia Morais, Filipe Coelho









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II Semana de Design RiofazDesign - Exposição


Período: 4 a 11 de novembro de 2004
Local: SENAC Flamengo

Para o evento foi construído manualmente o livro infantil “Os Mascarados”.

O livro foi encadernado e costurado a mão. As folhas do livro foram confeccionadas em papel machê. As ilustrações foram realizadas com lápis de cor, canetas hidrocor, colas coloridas, tecidos, papéis coloridos e outros materiais. Fotografias dos eventos culturais do Carnaval do Rio, Recife, Olinda e Bezerros com manifestações de Mascarados.

Ficha técnica:
©  História infantil, escrita por Andreia Morais e Andréa Relva.
©  Fotografia: Andreia Morais
©  Ilustração: Andreia Morais
©  Confecção e Arte: Andreia Morais
©  Livro conta: sobre o carnaval dos mascarados na cidade do Rio de Janeiro com os Bate-bolas, em Pernambuco nas cidades de Recife e Olinda com os Palhaços e em Bezerros com os Papaguns, com uma divertida e lúdica história das descobertas da personagem Lia no Carnaval. 

 

Folder do Evento



Livro do Evento





 Livro OS MASCARADOS (algumas imagens)










Andreia Morais & Andréa Relva na Abertura do Evento